Por uma sociedade mais justa

Ontem na escola, uma professora lançou a proposta para que minha turma pudesse escolher entre diferentes temas e escrever sobre o escolhido. Decidi falar sobre " amadurecimento social " e ao ler o meu texto minha professora elogiou muito e disse que era um texto merecido de uma coluna de jornal ( tudo bem que não é pra tanto). Então decidi colocá-lo aqui e assim compartilhar com vocês. 



Por uma sociedade mais justa





   Em tempos tão modernos, é normal percebermos o quanto evoluímos e avançamos em questões intelectuais. E com isso, já não há mais espaço para vivermos em conflitos paradigmáticos e muito menos com medo do modo em que o novo chega até nós. É necessário conhecer e principalmente crescer moralmente e desta forma criarmos uma sociedade justa e democrática. Mas como acreditar em uma mudança em que lutamos há séculos? Como formar um ser humano amadurecido socialmente?
   
   Não é de hoje que encontramos discursos embriagados de puro idealismo e ao mesmo tempo vazios de autoconhecimento e de reflexão perante si e o mundo. É necessário não só apenas conhecer e sim tornar deste conhecimento uma prática social diariamente, prática está que deve ser vista como exemplo de uma sociedade amadurecida intelectualmente e principalmente amadurecida em uma moral digna de seres respeitados e pensantes que somos.

   Uma sociedade amadurecida é aquela em que se deve haver um conhecimento de si. É uma sociedade onde conhece seus direitos e também seus deveres, onde há reflexão e diálogo e desta forma iremos formar cidadãos preocupados com questões ambientais, politicas e sustentáveis para o futuro.

  Não estamos longe de uma revolução de caráter, mas essa tal mudança só acontecerá através de uma educação, também, amadurecida e digna de todos. 

   Ter uma sociedade justa é ser exemplo e ao mesmo tempo dedicar-se a educar aqueles que ainda não amadureceram, mas que, em uma bela manhã acordará pronto para educar com a essência daquilo que aprendeu.



      N .Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário